quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sugestão de pauta - Secretarias estaduais discutem segurança alimentar

Treze secretarias mais nove órgãos colegiados estão envolvidos na construção de uma política voltada para a educação alimentar
Secretarias Estaduais realizam trabalho na área de Segurança Alimentar
Alimentação adequada é direito de todos. Foi com esse propósito que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência das Ações e Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN)  reuniu, hoje (18) pela manhã no auditório da secretaria de Planejamento e Gestão, com 13 secretarias estaduais para dar início a elaboração e implantação do Plano e da Política Estadual de Segurança Alimentar. O objetivo do encontro é criar uma política que atenda as diversas secretarias, no que diz respeito a educação alimentar.
Em novembro de 2011, o governador Eduardo Campos assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A partir deste momento o Estado tem como compromisso a implantação da política estadual. Várias pesquisas foram realizadas para subsidiar a construção do documento. Observa-se com os estudos, que em Pernambuco a insegurança alimentar grave é maior nas classes E e D e que as regiões mais afetadas são as dos sertões Central e do Araripe.
Para Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esse é um momento de grande importância para uma melhor qualidade alimentar. “Todos nós sabemos que a população brasileira não tem uma alimentação adequada. Esse plano e essa política vai nos guiar a uma educação alimentar de boa qualidade a ser aplicada no dia-a-dia de cada um. Sabemos que muitas vezes o povo pernambucano não tem condições financeiras para adquirir alimentos saudáveis, mas observamos também que aqueles que possuem um poder aquisitivo melhor não adquirem alimentos ricos em nutrientes”, destaca.
Para coordenar todo esse trabalho foi criada a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que  tem o papel de acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações, os programas e projetos relacionados ao assunto. Além disso a CAISAN articula com os diversos setores governamentais as estratégias para ampliação das condições de acesso à alimentação adequada.
O lançamento da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado está previsto para outubro e deverá ser apresentado ao governo federal no mês de novembro.

Vinícius Gomes
Assessoria de Imprensa - Laura Gomes/SEDSDH